Apresentação

A formação do professor de psicologia, conforme prevêem as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso, compreende “as competências e habilidades básicas” previstas no Núcleo Comum do Curso de Psicologia proposto e também as previstas nas Diretrizes nacionais para a formação de professor da educação básica em nível superior, que constituam a base da política da UFG para a formação do professores da educação básica (resolução CEPEC nº. 631/2003/UFG).

Essa formação é optativa para os estudantes  e compreende o Núcleo Comum do Curso de Psicologia – Formação Específica do Psicólogo. O Núcleo Específico de Formação de Professor é composto pelas áreas de conhecimentos definidas na UFG para a formação pedagógica do professor, a saber: Psicologia da Educação (I II); Políticas Educacionais; Fundamentos Filosóficos e Sócio – históricos da Educação; Gestão e Organização do Trabalho Pedagógico; Cultura, Curricular e Avaliação e Estágio Supervisionado.
O estágio supervisionado para a formação do professor em Psicologia deve envolver práticas de ensino e outras atividades que assegurem o exercício da docência, em diversos contextos institucionais em que ocorrem práticas educativas. Constituem um conjunto de atividades de formação, programados e diretamente supervisionados por membros do corpo docente da instituição formadora.

O estudante deve fazer opção por cursar ou não a Formação de Professor de Psicologia (Licenciatura) ao final do segundo período do curso.

Oportunidades de bolsa na licenciatura

A(o) estudante que cursa a formação de professores de Psicologia pode concorrer normalmente às bolsas e auxílios disponíveis para o Bacharelado. Entretanto, algumas modalidades de bolsa estão disponíveis apenas para a Licenciatura (ver Bolsas/Assistência ao estudante).