Weby shortcut
ufg_logo

Bolsas/assistência ao estudante

Atualizado em 01/04/15 16:17.

Assistência ao estudante

A Pró-reitoria de Assuntos da Comunidade Universitária centraliza a assistência  da UFG, compreendendo programas destinados à permanência dos estudantes de baixa renda na Universidade. Oferece também Serviços de Nutrição, Centro Poliesportivo etc., que se destinam a toda a comunidade universitária. 

Atualmente, os Programas de Assistência são:

Bolsas de Pesquisa e Extensão

São várias as modalidades de Bolsa de Pesquisa e Extensão às quais a(o) estudante pode concorrer. Apresentamos aqui apenas os programas contínuos e nos quais costumam-se ofertar mais vagas no curso de psicologia. Para uma busca mais circunstanciada, recomendamos o site da PRPI - Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação e da PROEC - Pró-reitoria de Extensão e Cultura.

Em geral, os processos seletivos ocorrem no início do ano e as atividades desenvolvidas pela(o) estudante dependem da natureza dos projetos. A remuneração prevista gira em torno de R$ 400,00. Todos os programas seguem parâmetros divulgados por meio de editais que ofertam bolsas cuja vigência pode variar de um a quatro anos. No caso das bolsas de Iniciação Científica (IC), a concorrência se dá por meio dos projetos de pesquisa já desenvolvidos pela(o)(s) docentes - ou seja, não é possível à(ao) estudante tentar bolsa sem a mediação da(o) docente.

Programa de Iniciação Científica (IC)

Ao todo, existem seis modalidades de bolsa de IC. As principais ofertas de bolsa para os estudantes de psicologia são:

  • PIBIC/PIBIC-AF - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica, nas modalidades PIBIC (estudante com ingresso regular) e PIBIC-AF (estudantes com ingresso por meio das Ações Afirmativas, as "cotas" para alunos que se autodeclararam pretos, pardos ou indígenas, ou por meio do Programa UFG-Inclui). Consulte as normas.
  • PIBIC/FAPEG - Programa de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás: ver último edital

Uma modalidade adicional de Iniciação Científica é o PIVIC - Programa Voluntário de Iniciação Científica - sem oferta de bolsas, mas com finalidades idênticas à do PIBIC. Prorrogações são possíveis.

Programa Jovens Talentos para a Ciência - PJTC

Concessão de bolsas de iniciação científica a estudantes que ingressaram nas Universidades e Institutos Federais em 2013-2 e 2014-1, concluíram o ensino médio no final de 2012 ou 2013 e ingressaram na primeira graduação no segundo semestre de 2013 ou no primeiro de 2014. A concessão chega a no máximo 12 meses, sem prorrogação possível. Consulte o site

Representante da Iniciação Científica da Faculdade de Educação: Profa. Gisele Toassa.

Programa de Bolsas de Extensão e Cultura (PROBEC)

Tem a finalidade de apoiar o desenvolvimento de ações de extensão e cultura das Unidades e Órgãos da UFG. Uma modalidade alternativa é o PROVEC -  Programa de Voluntários de Extensão e Cultura. Confira o último edital

 

Bolsas exclusivas para estudantes da Licenciatura em Psicologia

Programa Bolsas de Licenciatura - PROLICEN

O PROLICEN tem por objetivo incentivar a participação de discentes em projetos que invistam tanto na qualidade dos cursos de Licenciatura, quanto na necessidade de garantir o ingresso, a permanência e a conclusão do curso pelos alunos das diversas licenciaturas e/ou propiciar uma efetiva articulação dos cursos de Licenciatura com os ensinos fundamental e médio. Consulte o site aqui

 

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID

É um programa que oferece bolsa para estudantes de cursos de licenciatura plena, para que eles exerçam atividades pedagógicas em escolas públicas de ensino básico, aprimorando sua formação e contribuindo para a melhoria de qualidade dessas escolas. Trata-se da única modalidade na qual a(o) estudante contemplado pode beneficiar-se da bolsa por até quatro anos. Consulte aqui o site do PIBID da UFG.  

Docente responsável pelo PIBID do Curso de PsicologiaJordana de Castro Balduíno.

 

 

Listar Todas Voltar