ufg_logo
Psicologia Política Crítica

LIVRO "PSICOLOGIA POLÍTICA CRÍTICA: INSURGÊNCIAS NA AMÉRICA LATINA" É PUBLICADO

Obra foi organizada pelos Profs. Domenico Hur e Fernando Lacerda Jr., do curso de Psicologia

O livro "Psicologia Política Crítica" acabou de ser publicado. Nele busca-se cartografar algumas linhas para uma possível redefinição da Psicologia Política latinoamericana, propondo um novo campo teórico. Os autores são de diversos países, como Espanha, Grécia, Argentina, México e Brasil. A obra foi lançada no congresso da ANPEPP (Maceió, 7-10/06/16) e no Congresso Ibero-Latinoamericano de Psicologia Política (Cali/Colômbia, 15-17/06/16).

Abaixo sinopse e sumário:

Sinopse

"Este livro é o ponto de partida de debates sobre a constituição da Psicologia Política Crítica como uma vertente latinoamericana com larga tradição de estudos, entretanto pouco visibilizada e, de certa forma, marginal e outsider na universidade.
Impulsionada pelas lutas libertárias contra oligarquias arcaicas, ditaduras opressoras, contradições sociais e o projeto neoliberal, a Psicologia Política latinoamericana modificou-se e singularizou-se. Diferentemente do que ocorreu na Europa e nos Estados Unidos, ela desenvolveu um aspecto peculiar: abandonou o discurso de uma suposta neutralidade e assumiu claramente um posicionamento político direcionado à autonomia e à transformação social.

Não se trata, portanto, de uma Psicologia Política despolitizada, ao contrário, há, nela, um enfoque crítico, político e que não tem compromissos com o Estado e as classes dominantes, mas com setores da sociedade que, organizados em diversos movimentos sociais, lutam contra o regime de exploração e opressões históricas. Portanto, a Psicologia Política latinoamericana tem como grito de guerra o “Ya Basta” zapatista.
Tal verve insurgente e insubordinada fez que surgisse um campo inédito que denominamos Psicologia Política Crítica. É a materialização acadêmica de um conjunto de saberes de grupos sociais contra o Estado, no qual as teorias são as ferramentas conceituais de combate e produção de alternativas diante do que está instituído. Afirma explicitamente seu potencial crítico e militante, seguindo o projeto ético-político da transformação nos âmbitos psíquico e/ ou social. É fruto de um desassossego, de uma inquietude com o presente, e aposta no método da insurgência como dispositivo de expressão, potencialização e mutação.
Os autores desta obra, de diferentes países, convidam os leitores a fazerem parte deste projeto ético-político de transformação e, com isso, quem sabe, possam modificar a própria Psicologia, com práticas alicerçadas na construção de outros mundos e subjetivações possíveis."

Sumário

Apresentação
Psicologia Política Crítica: insurgências em tempos de crise
Domenico Uhng Hur e Fernando Lacerda Júnior

Capítulo 1
Crise e Insurgência, Controle da Subversão e Subversão do Controle: o papel da Psicologia Política
Elio Rodolfo Parisí

Capítulo 2
Para uma Redefinição Marxista da Psicologia Política
David Pavón-Cuéllar

Capítulo 3
Insurgência, Psicologia Política e Emancipação Humana
Fernando Lacerda Júnior

Capítulo 4
Ontologia Negativa e o Político: contribuições para a Psicologia Política
Frederico Viana Machado e Frederico Costa

Capítulo 5
Cidadania e Ação Política: as marchas pela dignidade
Xiana Vilas, Cristina Gómez-Román e José Manuel Sabucedo

Capítulo 6
A Psicologia (Crítica) Permanentemente na Encruzilhada: servos do poder ou ferramentas para a emancipação?
Athanasios Marvakis

Capítulo 7
Agenciamentos Psicopolíticos: estratopolítica, tecnopolítica e nomadopolítica
Domenico Uhng Hur

Capítulo 8
Micropolíticas Revolucionárias e Insurgências Macropolíticas: devir imanência/ser dialética
Gregório Esteban Kazi

Capítulo 9
Psicologia Política Latino-Americana: reflexões sobre seu lugar e desafios
Hugo Adrian Morales

 

A aquisição pode ser feita pelo site da Ed. Alínea (R$ 42,00), ou com desconto no site (http://www.librilaboris.com.br/psicologia-politica-critica-insurgencias-na-america-latina.html), ou diretamente com os autores.