Movimento estudantil

O que é o Centro Acadêmico de Psicologia

O Centro Acadêmico de Psicologia da Faculdade de Educação da UFG (CAPsi-FE/UFG) é uma entidade representativa dos estudantes de Psicologia que foi criada em 26 de março de 2006 e desde então tem por objetivo discutir, refletir e decidir sobre questões/assuntos que são de interesse do coletivo de pessoas que compõe curso. Como representa os interesses dos estudantes, todo centro acadêmico (CA) tem como atribuições fundamentais a mediação de conflitos individuais ou coletivos entre estudantes e faculdade e a organização de atividades extracurriculares. No CAPsi são discutidas todas as questões que dizem respeito aos estudantes de psicologia direta ou indiretamente; e temas como educação, saúde, transporte público, movimento estudantil, segurança, ações políticas, esportes, lazer, eventos, cultura, integração, recepção de calouros e outros são alguns exemplos de pautas que sempre permeiam as assembleias.

As instâncias de decisões do CAPsi

As assembleias gerais são as instâncias máximas de decisões – para que ocorra uma assembleia, deve ser convocada com no mínimo um dia de antecedência e com a apresentação dos pontos de pauta a serem discutidos, sendo que a convocação deve ser divulgada oralmente em todas as turmas e por meio de cartazes e/ou redes sociais.  As assembleias geralmente ocorrem quinzenalmente e em casos extraordinários, podem ocorrer semanalmente. Todos os estudantes têm direito a voto (democracia direta), sendo que em hipótese alguma qualquer estudante tenha seu voto como superior ou de maior importância do que o de outro estudante. Todos os estudantes são iguais em direitos e deveres. Preza-se pela participação de todos os estudantes nas assembleias, já que nelas se discutem as questões que atingem diretamente os alunos do curso.

A forma de funcionamento

O CAPsi realiza eleições anuais para eleger uma gestão para geri-lo. Quando uma gestão tem seu período de mandato encerrado, forma-se uma comissão eleitoral para promover todo o processo eleitoral e assumir o CA durante o período das eleições (os membros da comissão não podem estar inscritos nas chapas em disputa). A gestão encerrada deve prestar as seguintes obrigações na assembleia de encerramento: 1) avaliação da gestão 2) entrega do orçamento financeiro para ser apreciado e aprovado.

A gestão do CAPsi não tem autonomia para tomar decisões que passem por cima das decisões aprovadas nas assembleias gerais – instâncias máximas de deliberação. E se a gestão tiver que tomar uma medida em caso de urgência, tal medida/decisão deve ser levada para a próxima assembleia geral e ser aprovada – caso seja recusada, a medida/decisão deve ser revogada.

É importante destacar que mesmo com uma gestão, o CA funciona (concretamente) como uma autogestão, em que os estudantes que ocupam as assembleias (independente de serem da gestão ou não) que discutem, refletem e decidem sobre as questões/problemáticas discutidas. Desde o ano de 2012 o CA vem funcionando como uma autogestão, pois não há uma hierarquia dentro da própria gestão que foi eleita e nem dentro do CA como um todo. Ou seja, desde 2012 até o momento (março de 2015) as gestões eleitas não definem cargos e hierarquia entre seus membros. A única função nomeada dentro do CA é a de tesoureiro, que é uma ou mais pessoas, responsável(is) pelas finanças. Assim, o CAPsi acaba sendo gestado pelas pessoas que participam ativamente, e não por uma gestão exclusivamente.

Email: capsico.ufg@gmail.com

Facebook: perfil: Capsi Ufg / Grupo: Capsi FE/UFG

Endereço: Faculdade de Educação da UFG (Campus 1 - praça universitária) – sala do Centro Acadêmico de Psicologia, no piso inferior.